quarta-feira, 3 de setembro de 2014

ATM - Atmosfera Modificada

O acondicionamento sob atmosfera modificada visa eliminar ou reduzir as degradações físicas e de microorganismos que alteram os alimentos, sendo eles processados ou não.

Alimentos prontos para consumir, cozinhar, fáceis de conservar.

Os alimentos são embalados sob uma atmosfera de gás puro ou de mistura de gases.

Com a atmosfera modificada elimina-se a compressão causada no momento em que o vácuo é realizado. O produto fica com melhor aparência, sem aquele aspecto de amassado.


Vantagens da ATM - Atmosfera Modificada


Shelf life (vida útil) multiplicado por 2 para os produtos com grande atividade de água e por 5 nos produtos cuja atividade de água é menor;

As embalagens são atrativas. O filme esticado é um excelente suporte para a valorização do produto em suas cores, formas e texturas;

A Higiene dos produtos é conservada, graças à embalagem protetora que limita as contaminações por microorganismos;

Permite reduzir a quantidade de aditivos químicos nos produtos;


Sustentabilidade. O fato de embalar produtos à vácuo utilizando ou não a atmosfera modificada reduz em muito, o desperdício de alimentos.


Por intermédio de um sistema de atmosfera protetora, os alimentos frescos se conservam numa atmosfera distinta do ar. Esta mudança é eficaz para diminuir o crescimento microbiano, reduzir a velocidade de respiração dos produtos e evitar o murchamento dos vegetais devido à ação do oxigênio. Os vegetais embalados em atmosferas protetoras (saladas, batatas e cogumelos, entre outras) não adquirem o tom pardo característico do murchamento, o que os tornam mais atrativos para o consumidor.

Na atmosfera modificada diminui a concentração do oxigênio e aumenta a concentração de outro gás (nitrogênio ou dióxido de carbono). O dióxido de carbono retarda o crescimento dos microrganismos que crescem a temperaturas de refrigeração e inibem a respiração do produto. O nitrogênio é um gás inerte que substitui outros gases, reduzindo sua concentração.

A atmosfera modificada não substitui a refrigeração, o que obriga ao produtor, ao transportador, ao vendedor e ao consumidor, a respeitar a cadeia de frio para manter a frescura do alimento e evitar o incremento microbiano.